Por: Agro Marketing Mix Aberto em: maio 25, 2018 Em: Pesquisa de Mercado Comentários: 0
25maio

Apesar do mercado competitivo, nunca existiram tantas oportunidades de negócio. Para as empresas do setor agrícola, que trabalham com a venda de máquinas e insumos para o produtor rural, não é diferente. Por isso, é essencial ter dedicação e comprometimento para bater as metas e atingir os objetivos esperados.

Entre os aspectos a serem observados, a pesquisa de mercado é um dos mais importantes. É por meio dela que o gestor entenderá o seu contexto, a sua concorrência e os seus principais desafios. Para se manter competitivo e melhorar continuamente, é indispensável realizar estudos e, assim, ficar a par das movimentações do setor.

Neste texto, vamos mostrar dicas que indicam como a pesquisa de mercado ajudará você a ter uma melhor atuação no agronegócio.

Análise dos competidores

A pesquisa de mercado possibilita que você tenha informações valiosas da concorrência, o que é primordial para tomar decisões mais assertivas e criar novas estratégias.

Conhecer os diferenciais de produtos, preços e posicionamento da concorrência permite que o gestor realize ajustes de produção, estratégias de lançamentos e redirecione a comunicação para não perder espaço no mercado. 

O resultado disso é obter vantagens como o aumento das vendas, do faturamento e uma maior competitividade no setor.

Hábitos de consumo

Conhecer o mercado onde a empresa atua ou quer atuar é fundamental. A pesquisa de hábitos de consumo, perfil socioeconômico e hábitos de mídia permite entender com quem estamos falando e alinhar o discurso. Assim, você poderá criar campanhas totalmente focadas nos seus interesses e nas suas dores.

Lembre-se de que, para vender de forma acertada, é preciso saber exatamente para quem você oferecerá um produto ou serviço. 

Presença da marca

Mais uma grande vantagem da pesquisa de mercado é que ela possibilita que você saiba como está a presença do seu negócio na mente dos futuros compradores e até mesmo dos clientes atuais. Entender sua força em relação à concorrência é um ótimo termômetro para você descobrir se precisa reposicionar a marca.

Além disso, saiba que uma marca forte se destaca e tende a deixar a concorrência irrelevante. 

Satisfação dos clientes

No mercado atual, o consumidor mudou completamente. Com a democratização da internet, ele está mais bem informado e exigente. Por isso, as empresas foram obrigadas a reinventar seus modelos de negócio para satisfazerem esses novos clientes.

Por meio de pesquisas contínuas, você ficará sabendo a opinião de quem compra de você. É uma oportunidade de ouro para consertar possíveis erros e reconquistar clientes que seriam perdidos. Além disso, é uma forma de abrir caminho para conquistar novos compradores.

Satisfação dos funcionários

Empresas de sucesso têm, necessariamente, equipes motivadas e empenhadas em entregar um serviço de excelência. Por isso, também é importante que você faça pesquisas para medir a satisfação dos funcionários da empresa.

Tenha em mente que colaboradores motivados asseguram um ótimo atendimento e uma excelente conversão de vendas. Em outras palavras, funcionários felizes aumentam, substancialmente, a chance de a organização ter bons resultados.

Sem dúvidas, uma pesquisa de mercado bem elaborada pode resultar em inúmeras novas oportunidades de negócios. Tenha em mente que o mercado agrobunegócio está evoluindo muito rápido e as empresas que não acompanharem essas mudanças correm o sério risco de fracassar.

Para a sua empresa fazer a diferença, é a hora de realizar estudos sobre o mercado e colocar a mão na massa. Antes disso, porém, sugerimos que confira o texto “Agregando valor no Agro – o mercado potencial depois da porteira”.

Trackback URL: https://agromarketing.com/2018/05/25/como-a-pesquisa-de-mercado-lhe-ajuda-a-atuar-melhor-no-agronegocio/trackback/

Deixe uma mensagem:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *