Por: Agro Marketing Mix Aberto em: fevereiro 20, 2018 Em: Agro Eventos, Merchandising, Planejamento Estratégico, Propaganda Comentários: 0
20fev

O agronegócio é um setor de grande importância para a economia e a população e vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Para o futuro, a tendência não é diferente: empresários do setor apostam em um cenário favorável para investimentos neste ano de 2018, de acordo com pesquisa do Globo Rural.

Contudo, com o consumidor cada vez mais consciente sobre temas como sustentabilidade, origem de matérias-primas, clima e animais, cabe às empresas do setor educar seus diferentes públicos.

Por isso, o marketing tradicional é essencial para a indústria e deve ser planejado e executado com muito cuidado. Veja a seguir algumas ações que podem ser utilizadas para promover seu negócio.

Eventos

Os eventos caracterizam-se como uma das principais estratégias do marketing tradicional. Participar de feiras de agronegócios é essencial para você se manter atualizado sobre os principais temas do setor e fazer networking. Lá estarão os principais nomes do agronegócio e é uma ótima oportunidade para novas parcerias e clientes.

Se você quiser ter um destaque significativo, participe como patrocinador e não apenas como visitante. Uma dica é investir na atratividade do stand, fazer interações e gerar curiosidade, para instigar o potencial cliente a conhecer seu negócio.

Por meio de atrações ou brindes, é interessante cadastrar os visitantes dos stands para depois realizar uma campanha pós-evento e medir resultados por métricas, como número de visitantes, geração de leads e, claro, vendas. No fim das contas, o importante é ter o intuito de gerar um contato com o produtor rural, que é um cliente que preza pelo relacionamento e faz muitos negócios dessa forma.

Propaganda

A comunicação é essencial para qualquer setor. Porém, para o agronegócio também pode ser um desafio, visto que existem diversos segmentos que uma única empresa pode atingir. Por exemplo, o consumidor informado que desconfia da qualidade dos seus alimentos, o pequeno varejista que só conhece as grandes marcas, o dono de uma fazenda que não sabe das novidades do setor etc.

Portanto, o ideal é saber se comunicar de forma clara com todos os segmentos do seu interesse, criando uma mensagem específica para cada um deles. Entenda onde está sua audiência: se o fazendeiro lê jornal, invista em publicidade em jornais, direcione sua força de vendas para revendas e, quem sabe, rádio ou televisão para consumidores finais.

Uma dica é investir em pesquisas de hábitos de mídia do agropecuarista, pois nem sempre ele usa a mídia convencional. Muitos têm TV a cabo, outros ouvem rádio ou leem jornal. Então é importante conhecer o perfil de cada produtor, de cada região.

Dessa maneira, é interessante procurar investir em programas televisivos, revistas e jornais específicos para o público-alvo. Contudo, é essencial realizar um estudo de mídia aprofundado sobre cada veículo, considerando a tiragem, circulação e audiência, de maneira a fazer uma comparação e garantir que o orçamento seja usado eficientemente.

Um fato que você deve ter em mente é que a mídia exterior é bem importante para esse público, pois ele viaja muito indo da fazenda para a cidade, o que reforça a relevância do marketing tradicional para a indústria.

Merchandising

É necessário investir em parcerias com as revendas e distribuidores para garantir que seus produtos ganhem visibilidade e destaque ao olhar do produtor. É disso que se trata o merchandising: a promoção dos produtos dentro dos pontos de venda, com móbiles, displays, adesivos de vitrines etc.

Além disso, quando tiver com um determinado produto em promoção, coordene com as revendas para que ele também esteja em um local específico de alta visibilidade. Esse tipo de ação deve ser considerado principalmente para as lojas agropecuárias, já que são elas que fornecem os insumos e produtos para a produção nas fazendas.

Como você pode ver, alcançar bons resultados no agronegócio não depende apenas do tamanho da sua colheita ou se você a cultiva integral ou parcialmente. O marketing tradicional também tem uma grande influência no desempenho das empresas do setor.

Por fim, que tal nos acompanhar nas redes sociais para se manter atualizado sobre tendências e inovações do marketing no agronegócio? Siga-nos no Facebook, Instragram, LinkedIn e YouTube!

Trackback URL: https://agromarketing.com/2018/02/20/marketing-tradicional-saiba-como-utiliza-lo-no-agronegocio/trackback/

Deixe uma mensagem:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *