Por: Agro Marketing Mix Aberto em: fevereiro 07, 2018 Em: Consultoria de Naming & Branding Comentários: 0
07fev

Há muitos motivos que podem levá-lo a fazer um reposicionamento de marca no agronegócio. Para começar, nem sempre o público atendido pela sua empresa será o mesmo. Além disso, talvez, seu negócio queira se expandir para outros segmentos além do que atua hoje. Em todas essas situações, reposicionar sua marca é uma excelente alternativa!

Com ele, você modificaria a missão, valores, público-alvo e, até mesmo, a identidade visual para atender novas demandas do mercado ou, como no caso acima, modificações na estrutura da sua empresa.

Neste artigo, você verá qual é o melhor momento para fazer o reposicionamento, além da importância de um planejamento eficaz e os principais benefícios que isso pode trazer para sua empresa. Preparado para mudar os rumos do seu negócio? Boa leitura!

Qual é o melhor momento para fazer?

Há diversas circunstâncias que podem levar sua empresa a fazer o reposicionamento da marca. As mudanças na estrutura da empresa podem acontecer, por exemplo, por expansão ou revisão.

Algumas perguntas podem ajudá-lo a entender se você está no momento de reposicionar sua marca. Veja:

  • Você acredita que sua marca é bem compreendida pelos consumidores?
  • Em sua visão, seu público-alvo está bem definido?
  • Os usuários podem, facilmente, se lembrar dos benefícios da sua empresa?

Se você respondeu não em alguma das perguntas acima, você terá indícios de que é o momento adequado para agir. Para ajudá-lo a ter ainda mais certeza, diagnostique se:

  • você deseja ampliar ou diminuir os segmentos em que atua;
  • a sua empresa passou por alguma crise ou problema grave nos últimos tempos;
  • seu negócio tem perdido muito espaço para a concorrência.

Caso suas respostas sejam positivas, é hora de reposicionar sua marca, uma vez que você precisará informar aos consumidores que você ampliou os produtos e serviços oferecidos ou que eles podem confiar na sua empresa (destacando os benefícios dos seus produtos), ainda que ela viva momentos difíceis.

Qual é a importância de um bom planejamento de branding?

Com um bom planejamento de branding, incluindo o marketing digital, será mais fácil que sua empresa adquira o posicionamento adequado. Assim, você saberá, de forma clara e objetiva, quais são os passos que você deve tomar para apresentar uma marca confiável e que transmita as emoções e sensações que você deseja.

Erros no planejamento proporcionarão uma falta de foco em suas estratégias. Assim, você terá maior dificuldade para que o usuário compre suas ideias e interaja com sua marca. Apenas um bom planejamento permitirá que sua empresa cresça de maneira consistente, elaborando as principais etapas, prazos e requisitos para que isso aconteça.

Avalie, nesse processo, quais são as necessidades do mercado e o que eles procuram em uma empresa. Assim, sua marca poderá resolver os principais problemas do seu público, promovendo ações que eles precisam e almejam, de forma inovadora e eficiente.

Quais são os benefícios para a empresa?

O reposicionamento de uma marca é útil para seu negócio:

  • voltar a ser considerado como confiável, mesmo que tenha passado por uma crise;
  • alcançar o público correto, estando em acordo com as modificações efetuadas;
  • mostrar corretamente quais são as visões, missões e diferenças para a concorrência;
  • convencer os usuários, de forma mais efetiva, que a sua empresa é a melhor opção.

Como você viu, o reposicionamento de marca pode ser uma estratégia útil no agronegócio para que sua empresa volte a competir no mercado ou cresça de maneira mais consistente. Para tanto, faça um planejamento adequado e consistente com a atual realidade da empresa.

Quer receber mais dicas para seu negócio no seu feed de notícias? Curta agora nossa página no Facebook e receba conteúdo em primeira mão!

Trackback URL: https://agromarketing.com/2018/02/07/reposicionamento-de-marca-no-agronegocio-por-que-e-quando-fazer/trackback/

Deixe uma mensagem:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *