06fev

Ainda hoje, é bastante comum que empresários entendam o logotipo como branding. Mas, na verdade, um planejamento estratégico de branding vai muito além da criação de um logo: ele começa já no naming e envolve, também, o seu posicionamento de mercado, a sua identidade visual — e, aqui, inclui não só o logotipo, como também o visual merchandising — e até mesmo as suas ações institucionais, para que estejam de acordo e potencializem a divulgação da missão e dos valores da empresa.

São tantos itens que, muitas vezes, é difícil internalizar essas atividades. Por isso, a contratação de uma agência especializada no planejamento estratégico de branding de um negócio rural pode ajudar muito no sucesso da sua empresa. Confira, então, alguns itens nos quais uma agência pode alavancar o branding do seu negócio:

Naming

Naming é um termo do branding para designar a criação de nomes de empresas, produtos ou serviços. Pode parecer um conceito abstrato, mas essa é uma ação extremamente estratégica e que exige bastante estudo e pesquisa — afinal, um nome comercialmente inadequado pode levar todo um planejamento por água abaixo.

Em empresas rurais, um nome pode dizer muito sobre um produto, por exemplo, fazendo referências ao seu local de produção, forma de cultivo etc. Um bom nome é facilmente memorizado pela população e deve elencar seus valores primordiais.

Logotipo

Assim como o nome da empresa, o logo tem papel preponderante no processo de fixação da marca na cabeça das pessoas — e isso vale tanto para o logo das empresas quanto para o logo de seus produtos. Muitas marcas, inclusive, se fazem visível apenas com essas imagens: a simplicidade do logo da Nike, por exemplo, é inconfundível, e qualquer um que a visualiza já se lembra da empresa.

A forma geométrica, as cores, as fontes em caixa alta ou baixa, retas ou itálicas, tudo isso tem influência semiótica e pode fazer as pessoas terem mais ou menos identificação com a sua empresa. Outro ponto é que todo esse conjunto visual deve remeter à missão e aos valores do negócio — uma empresa que deseja passar credibilidade e tradição não deveria usar uma fonte Comic Sans em sua identidade, por exemplo.

Visual merchandising

Visual merchandising está relacionado a tudo o que envolve a apresentação e a exposição de um produto ou serviço. Por isso, ele está ligado desde o layout da embalagem até a forma como o produto deve ser exposto no ponto de venda.

Ainda que uma empresa se empenhe, se não se atentar ao visual merchandising como parte de suas ações, terá grandes riscos de não obter sucesso. É no visual merchandising que os produtos ficam cara a cara com o cliente, e sua experiência de compra sofre influência direta nesse momento.

Todos esses itens são apenas parte do planejamento estratégico de branding. É por isso que negócios rurais encontram em agências especializadas no segmento um importante aliado: essas agências, como a Agro Marketing Mix, entendem profundamente esse setor, de modo que podem auxiliar o empresário rural a desenvolver os seus negócios.

Se quiser mais informações sobre como o planejamento estratégico de branding pode auxiliar a sua empresa, entre em contato conosco!

Trackback URL: https://agromarketing.com/2018/02/06/planejamento-estrategico-de-branding-como-uma-agencia-pode-ajudar-um-negocio-rural/trackback/

Deixe uma mensagem:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *