Por: Agro Marketing Mix Aberto em: fevereiro 06, 2018 Em: Embalagens e Rótulos Comentários: 0
06fev

É bem provável você já ter ouvido aquela expressão que afirma não ser certo julgar um livro pela capa, não é mesmo? Essa frase trata da importância de, primeiramente, conhecer algo ou alguém mais a fundo antes de decidir se gostou, ou não, do que viu. Contudo, a importância que o design de embalagens tem para o sucesso de um produto faz entender que, no mundo dos negócios, essa assertiva nem sempre é verdadeira.

No universo das embalagens, a primeira impressão causada por um produto é, na maioria das vezes, elemento decisivo para motivar sua compra por um possível cliente. E os produtos de empresas rurais, oriundos do setor agrícola, também estão sendo desenvolvidos com essa preocupação, de que uma embalagem que apresente um design de qualidade seja capaz de conquistar e fidelizar clientes. Saiba mais sobre design de embalagens lendo este post. Confira!

Afinal, qual a importância da embalagem em um produto?

Quando uma nova marca chega ao mercado, ainda desconhecida, vai concorrer diretamente com produtos que já possuem certa carga de familiaridade para os possíveis clientes. Nesse caso, a embalagem funciona como um dos principais atrativos no momento de escolha.

Se o produto está bem embalado, ele se destaca dos demais e consegue atrair a atenção do cliente — o que pode ser o primeiro passo para uma possível compra. Um bom design de embalagens deve proteger o produto, ser funcional e prezar por uma boa estética, de forma que ajude a transmitir as informações de maneira impactante, mas com clareza.

Basicamente, uma embalagem que se diferencie das concorrentes de maneira positiva tem vantagem nessa disputa. Isso porque consumidor, ao buscar uma nova mercadoria, acaba sendo seduzido pelo bom design de uma embalagem.

Como o design de embalagens pode conquistar o cliente?

Uma das formas de agregar valor aos produtos oriundos, por exemplo, das cooperativas agroindustriais, é ter em mente a importância de um bom projeto de design de embalagens. Mas quais são, de fato, as vantagens de se investir nesse tipo de trabalho?

O objetivo do design é apresentar soluções de forma inovadora, preocupando-se bastante com o apelo estético. Especificamente no design de embalagens, uma boa solução será condicionante para o sucesso de vendas e a conquista de novos clientes.

Uma boa embalagem pode, sim, cumprir esse objetivo. Isso acontece porque, dessa maneira, transmite uma sensação de confiança — mesmo que a marca seja nova no mercado. Além disso, mostra a preocupação daquela empresa em oferecer o melhor ao consumidor, atrai atenção positiva ao produto e cria boas expectativas em relação à qualidade dele. Tudo isso funciona muito bem para agregar valor ao produto e à marca.

Como escolher o design de uma embalagem?

A primeira consideração para desenvolver um bom design de embalagens é quanto ao tipo de produto e sua função. Se o material for líquido, deve ser embalado de maneira que proteja contra vazamentos. Se for um produto perecível, existem materiais que funcionam muito bem e o preservam por muito tempo — como é o caso das embalagens de leite e sucos.

Sabendo qual é o produto, o profissional pode utilizar técnicas de criatividade para facilitar a criação de uma embalagem inovadora, que tenha elementos divertidos, faça alusão ao produto e aos propósitos daquela marca. E isso sem esquecer de considerar o elemento mais importante de todo esse processo: o público-alvo. Oferecer uma embalagem que seja favorável ao produto e ao consumidor é o ideal.

É importante considerar que a disposição dos produtos nas gôndolas de uma loja é decisão de quem trabalha no local. Não é papel do designer de embalagens decidir em qual posição da prateleira aquele objeto estará. Por isso, nesse trabalho a embalagem deve se destacar das demais antes mesmo de estarem lado a lado.

Descobrir a importância do design de embalagens é muito interessante e entender que as empresas rurais estão dando a importância necessária para esse tema é animador! Então que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender sobre o assunto? Vamos lá!

Trackback URL: https://agromarketing.com/2018/02/06/como-o-design-de-embalagens-impacta-as-vendas-e-o-consumidor/trackback/

Deixe uma mensagem:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *