Por: Agro Marketing Mix Aberto em: fevereiro 06, 2018 Em: Agro Marketing Mix Comentários: 0
06fev

O agronegócio é um dos propulsores da economia brasileira. Hoje, o setor corresponde a aproximadamente 30% do PIB e a 46% das exportações. Além disso, engloba 1/3 dos empregos no país. Em um mercado tão competitivo, o agromarketing é cada vez mais importante para expandir negócios e estar à frente dos concorrentes.

Mas aí vem a pergunta: como escolher uma agência para cuidar das minhas ações de agromarketing? É para isso que preparamos este post. Continue a leitura e veja aqui dicas preciosas sobre como escolher uma agência!

Conheça o portfólio da agência

O primeiro passo para a escolha de uma agência de agromarketing é conhecer o portfólio de clientes e de serviços da empresa. No caso dos clientes, é importante saber quais empresas já confiaram o agromarketing a essa agência. Quanto maior a experiência da agência no segmento e mais presença de grandes contas, maior a chance de a agência possuir uma boa reputação.

Outra questão é analisar as ações desses clientes — como é a presença deles nos diferentes canais, a apresentação da sua marca, qual o nível de conhecimento do público sobre a empresa, entre outras coisas. Tudo isso pode ser parâmetro para entender se o trabalho que está sendo realizado é bem feito ou não.

Em relação ao portfólio de produtos, é importante analisar se o leque de serviços disponíveis atende a todas as demandas de que o seu agronegócio precisa. É melhor concentrar todas as soluções sob uma única gerência do que ter que procurar diversas agências para executar as ações de agromarketing.

Avalie os cases de sucesso

Entre os cases de sucesso que a agência divulga, quais foram os resultados efetivos? Os números foram realmente relevantes? Houve alguma premiação do segmento? O ponto aqui é analisar questões mensuráveis (números) e não mensuráveis (percepções estéticas).

Se os cases apresentados não forem bons, existe uma grande chance de que a maior parte do trabalho da agência também não seja. Para deixar como exemplo um case de sucesso, veja a campanha da Adama, que foi finalista do Agrow Awards 2017.

Faça pesquisa com outros clientes

É comum que o portfólio das agências esteja repleto de trabalhos de sucesso. Por isso, é importante pesquisar não só esses clientes, mas também alguns que não estão na divulgação do portfólio, a fim de entender se o trabalho bem executado é rotineiro ou exceção.

Além disso, fazer reuniões com esses clientes é uma boa prática para descobrir se o andamento das ações ocorreu conforme o previsto: se não houve atraso nas entregas, se não sofreu aumento dos orçamentos iniciais, se não aconteceram problemas no atendimento etc.

Visite a empresa

Nada melhor do que uma conversa olho no olho para ver se a agência conhece mesmo o agronegócio. Quanto mais experiência ela tiver no segmento, maior a chance de ter assertividade nas ações de agromarketing.

Assim, é interessante que se faça uma visita para conhecer a agência e conversar com diretores ou gerentes que podem vir a atender a sua empresa no futuro. Esse contato inicial já pode dar indícios sobre como será a relação entre você e a agência.

Analise os canais de comunicação

Os canais de comunicação são a vitrine da agência. Se eles não forem completos e atualizados, há chance de que o trabalho dela também não seja tão completo assim. Por isso, é importante analisar os canais digitais (site, blog e redes sociais) e até os canais off-line (publicidade em revistas, aparições na imprensa etc.). Lembre-se de que aquela agência pode ser quem vai cuidar de toda a sua comunicação e, por isso, é vital que ela mostre na pele que sabe o que está fazendo.

Como você sabe, existe uma série de particularidades no agromarketing. Por isso, é importante que a agência que cuidará das suas ações tenha muita experiência no setor e conheça cada detalhe sobre como ele funciona. Se você procura por uma agência assim, entre em contato conosco — temos quase 20 anos de experiência focada no agromarketing.

Trackback URL: https://agromarketing.com/2018/02/06/agromarketing-o-que-considerar-na-hora-de-escolher-uma-agencia-parceira/trackback/

Deixe uma mensagem:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *