Por: Agro Marketing Mix Aberto em: outubro 10, 2017 Em: Agro Marketing Mix Comentários: 0
10out

A diretora da Agro Marketing Mix, Mariangela Albuquerque, tornou-se um nome de referência quando o assunto é marketing relacionado ao agronegócio. No próximo dia 18 de outubro,  ela marcará sua presença como debatedora no 2o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em São Paulo/SP, onde vai falar sobre liderança empreendedora para superar os desafios estratégicos atuais do setor e agregar valor ao agro.

São anos de experiência neste mercado que muitos consideram um ambiente predominantemente masculino. Contudo, a presença de Mariangela e de muitas outras mulheres nos mais variados ramos e funções deste setor tem mudado gradativamente esta percepção.

Mariangela e a Agro Marketing

Nascida em Rondonópolis, Mato Grosso, em 1974, Mariangela dá início à sua trajetória profissional antes mesmo de se graduar em Marketing e Propaganda pela conceituada ESPM de São Paulo. O estágio na Nielsen, maior institituto de pesquisa de mercado do mundo, foi o trampolim de sua carreria, onde logo foi efetivada e se tornou executiva de atendimento. Após a experiência com pesquisas, Mariangela teve oportunidades muito proveitosas em outras grandes empresas, passando por Banco Pactual, Kolynos e Coca-Cola, além de uma especialização na Madia Marketing School, que representaram um grande aprendizado que se somaria à sua visão empreendedora.

Quando se casou, tomou a decisão de voltar para o Mato Grosso e formar sua família num lugar mais tranquilo. E foi então que a semente do empreendedorismo começou a brotar em sua mente.

Juntando todo seu aprendizado e somando com ousadia, fez nascer a Marketing Mix, com o propósito de prestar assessoria de marketing. Seu primeiro cliente foi a empresa Zoofort, utilizada como case na especialização. O projeto de diagnóstico e planejamento estratégico de marketing acabou sendo aprovado pelos diretores que firmaram ali uma parceria que perdura até hoje. Com a ajuda financeira da avó, em um começo de vida com poucos recursos,  investiu em materiais de escritório para equipar uma pequena sala da casa onde vivia com seu marido, e foi assim que a Marketing Mix começou.

“Foi um começo difícil. Peguei uma pequena sala na casa que alugávamos, e foi ali que começou a Marketing Mix. Não tinha dinheiro no começo, e minha querida avó me deu o suporte para que eu pudesse comprar um computador, uma mesa, um armário e uma impressora, e foi assim que começou. Sou muito grata à minha avó.”

A partir daí a empresa nunca mais parou de crescer. Atendeu dezenas de clientes importantes do agro em mais de 18 anos de história, e conta com uma competente equipe em três escritórios: Rondonópolis-MT, Curitiba-PR e Ribeirão Preto-SP. A estratégia da Agro Marketing Mix é continuar sempre muito perto do campo para não perder o feeling do negócio, que é um dos seus diferenciais. Mariangela ofereceu sociedade a cinco de seus ex-funcionários o que  fortalece ainda mais a base estrutural da empresa.

O Agro em sua vida

Filha de pecuarista matogrossense, Mariangela viveu boa parte da infância e adolescência na fazenda, e sempre se identificou muito com este ambiente. Nesse seu retorno à Rondonópolis, Mariangela estava com sua Marketing Mix em uma localidade onde o agronegócio é historicamente muito forte e desenvolvido. Seus primeiros clientes foram a maioria deste setor. Mas este ainda não era o foco da agência.

Mariangela precisou se mudar com a família para Curitiba, onde começou a enxergar o caminho que viria a consagrar sua empresa, sua carreira e sua vida. Os novos ares a fizeram refletir sobre as opções de rumos que ela e sua empresa poderiam tomar, e percebeu que a experiência com seus clientes do setor de agronegócio no Mato Grosso poderiam abrir algumas portas na região sul, e começou um trabalho de prospecção focado neste setor.

A participação em um congresso de Marketing Rural em 2013, organizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural, foi um momento de epifania para Mariangela, que conseguiu enxergar no Agro todas as variadas possibilidades de negócios que ela poderia contribuir com toda sua experiência e com a equipe que tinha criado. Acima de tudo, para Mariangela, trabalhar com o agronegócio se tornou uma missão de vida carregada de simbolismo e ideologia, com os quais ela se identifica inteiramente.

“Saber que levanto todos os dias para contribuir com o segmento mais importante da economia do meu país, que impacta a vida de milhões de pessoas, deu mais significado para minha própria vida.”

No final de 2013, essa ideia tomou forma na essência da empresa, que passou a se chamar Marketing Mix Agro. E no final de 2016, Mariangela passou o Agro para frente do nome da empresa, que hoje em dia se chama Agro Marketing Mix, com o slogan “Somos focados no Agro. Por opção. Por vocação. Por paixão.”

“O que mais me encanta neste setor é o seu propósito. Além de seu alto impacto social e econômico, o agro carrega em si essa grande responsabilidade que é alimentar o mundo.”

A força da mulher no Agro

Sendo um setor predominantemente dominado pela presença masculina, Mariangela conquistou o seu espaço sempre com muita personalidade e conhecimento.

“Eu nunca sofri qualquer situação de machismo neste meio, nunca tive nenhum tipo de problema, mesmo trabalhando com 99% de homens, então acredito muito que se trata de uma questão de postura, de argumento, de conhecimento, independente do gênero. Mas sem dúvidas que essa maioria masculina é um indício claro de que a mulher ainda tem muito espaço para ganhar e muito a contribuir nesse setor.”

Mariangela reforça a ideia de que tanto no setor agro, como em qualquer outro, o diferencial para se ter credibilidade é alcançado com transparência, ética e principalmente, paixão.

“Acredito que a que credibilidade vem da verdade. De você ser verdadeiro em tudo, inclusive na sua paixão. Criar uma relação de envolvimento legítimo com os projetos e com as pessoas, para que se sintam abraçadas por um mesmo objetivo, unidas, trabalhando juntos com a mesma energia e entusiasmo na busca pela realização daquilo que ela sonha e almeja.”

Os próximos passos

Diminuir o ritmo não está nos planos de Mariangela, que quer continuar seu crescimento dentro do setor. E o caminho para manter esta ascensão é a constante busca pelo aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos. Mesmo depois de três especializações, sendo a mais recente o MBA Executivo da Fundação Dom Cabral, mantém viva a sua característica de busca constante por aprender. O ingresso no mestrado é o próximo desafio em seu plano.

“Eu sou movida a desafios. Quero entrar no mestrado ano que vem, para conectar um pouco da experiência executiva com a academia. Minha bandeira é a busca por agregar ainda mais valor ao agro. Tenho a intenção de voltar a lecionar pois considero muito importante compartilhar essa inquietude, gerar mais discussões e fazer essa semente se espalhar por mais lugares.“

A diretora da Agro Marketing Mix deixa, assim, uma mensagem otimista e inspiradora às mulheres que pretendem ingressar em qualquer parte da grande e variada cadeia do agronegócio.

“Venham! Pela sensibilidade, pela criatividade, pela flexibilidade, pela importância. O homem e a mulher possuem habilidades que se complementam e são perfeitos para trabalharem, crescerem e inovarem juntos em qualquer lugar, e o agronegócio é um desses lugares. Seja dentro da porteira, seja fora dela.”

Trackback URL: https://agromarketing.com/2017/10/10/mulheres-do-agronegocio/trackback/

Deixe uma mensagem:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *